Fortaleza


Fortaleza: uma das capitais mais visitadas do Nordeste | Filipe Magalhães

Fortaleza: uma das capitais mais visitadas do Nordeste | Filipe Magalhães

 

O Ceará reflete a principal característica de seu povo – a hospitalidade. É por isso que as pessoas que visitam o Estado se sentem em casa. São 145.693 quilômetros quadrados de praia, serra e sertão que fazem do Ceará um dos principais roteiros turísticos do Brasil e do mundo.

Fortaleza, a capital do Ceará, é uma metrópole moderna que oferece aos seus milhares de visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas.

Praia do Futuro: uma das delícias de Fortaleza | Christian Brandão

Praia do Futuro: uma das delícias de Fortaleza | Christian Brandão

 

Praia do Futuro, em Fortaleza | Tina Magalhães

Praia do Futuro, em Fortaleza | Tina Magalhães

 

Praias de Fortaleza
Além do alto astral que lhe é peculiar e do verão o ano inteiro, Fortaleza oferece 30 quilômetros de praias para todos os gostos. As mais conhecidas são a Praia do Futuro, a 11quilômetros do centro da capital, perfeita para mergulhos e com excelente infraestrutura de bares e barracas com restaurantes. A bucólica Praia de Iracema, com seus bares e restaurantes, é conhecida pela noite agitada e é lá que fica a Ponte dos Ingleses – um dos cartões postais de Fortaleza – e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, rodeados de bares e restaurantes.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | divulgação

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura | divulgação

 

Feirinha de artesanato da Beira Mar  em Fortaeza

Feirinha de artesanato da Beira Mar funciona todos os dias | Setur

 

A avenida Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade, também é repleta de bares, restaurantes e outras opções de lazer. É la que acontece a famosa Feirinha de Artesanato, todos os dias, a partir das 17 horas. Não podem ficar fora do roteiro do visitante a Praça do Ferreira, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e a Estátua de Iracema. Fortaleza também orgulha-se do maior parque ecológico urbano da América Latina – o Parque Adahil Barreto (Parque do Cocó), que margeia o rio Cocó e desemboca no mar.

 

Confira abaixo as dicas para você conhecer e se divertir em Fortaleza.

TV Roteiro »
Passeio de escuna pela orla de Fortaleza »
Uma visita ao Theatro José de Alencar »
Conheça a feirinha de artesanato da Beira Mar »
Conheça a casa onde nasceu o escritor José de Alencar »

Veja também:
11 programas para fazer em Fortaleza »

[ Você já esteve em Fortaleza? Mande uma foto e participe da nossa Galeria do Turista ]

Veja oferta de hotéis em Fortaleza »

Saiba Mais

dicas bacanas


Além da beleza natural, há muito o que ver em Fortaleza: prédios históricos, monumentos, praças, museus, parques, teatros e centros culturais. Abaixo você encontrará dicas sobre os principais pontos turísticos da cidade. Para ter mais detalhes, endereços e horários de funcionamento, confira opções de passeios no canal GUIA (acima, no menu).

Beira Mar

Uma das avenidas mais movimentadas e Fortaleza é a Beira Mar, que concentra os principais hotéis da cidade e é onde turistas e a população local caminham pelo calçadão repleto de bares, restaurantes e outras opções de lazer.

É na avenida Beira Mar, também chamada de Volta da Jurema, que acontece todas as noites uma grande feira de artesanato. Também é de lá que saem os passeios de saveiro pela costa da cidade, um roteiro imperdível onde é possível avistar pontos turísticos como o Cais do Porto, o Museu do Jangadeiro, a Praia Mansa, a Praia do Mucuripe, a Igreja de São Pedro.

Praia de Iracema

A Praia de Iracema abriga a arquitetura mais antiga da cidader. É lá que funciona o Dragão do Mar, um centro cultural e de entretenimento - cafés, cinemas, teatro, livraria, espaços para exposições culturais e planetário. O nome de Dragão do Mar é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, pelo seu engajamento na luta pala libertação dos escravos. O Centro Dragão do Mar tornou-se um ícone da cidade.

Também é na praia de Iracema que fica a Ponte dos Ingleses, um dos cartões postais de Fortaleza que reúne pessoas de todas as idades e proporcionado um pôr-do-sol único e imperdível.

Hospedagem

Fortaleza oferece uma excelente infra-estrutura hoteleira, com opções para todos os bolsos. Instalações de ótima qualidade estão espalhadas pelos principais bairros da cidade, mas é na avenida Beira Mar que estão concentrados os principais hotéis cinco estrelas. Confira os principais hotéis da cidade em Hospedagem, no menu acima.

A região é bastante central e, estando lá, é fácil se locomover para outros pontos da cidade - além disso, é da Beira Mar que saem as vans que transportam turistas para praias mais distantes.

O turista que prefere ficar longe da agitação da cidade e pretende passar uma temporada mais calma, deve considerar a possibilidade de se hospedar em praias próximas a Fortaleza, como Porto das Dunas, que fica a apenas 20 minutos do centro da cidade.

Compras

Endereços para compras em Fortaleza


O Ceará é conhecido pela beleza de seu artesanato, herança de colonizadores europeus, escravos africanos e índios. Renda de bilro, filé, labirinto, bordado, cerâmica, couro ou palha.

Tão bonito quanto as peças é ver o trabalho dos artesãos e artesãs de todo o Estado que, com mãos habilidosas, transformam matéria bruta em delicadas peças decorativas, jogos de cama e mesa ou em roupas.

TV Roteiro » v
eja um vídeo do Mercado Central

Veja abaixo os principais pontos onde encontrar peças de artesanato, arte popular e também os endereços dos principais shopping centers da cidade. * informações sujeitas a alterações

Artesanato

Monsenhor Tabosa

Av. Monsenhor Tabosa – Praia de Iracema
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

Centro Cultural de Artesanato do Ceará – CEART

Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota, tel. (85) 3101.1625
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

www.ceart.ce.gov.br

Centro de Turismo - CETUR (antiga-Emcetur)

Rua Senador Pompeu, 350 – Centro, tel. (85) 3101.5508
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

Feira de Artesanato da Beira Mar

Avenida Beira Mar
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

Mercado Central

Av. Alberto Nepomuceno, 199 – Centro, tel. (85) 3454.8586
Segunda a sexta, das 8h às 19h; Sábados, das 08h às 15h

www.mercadocentralfortaleza.com.br

shopping centers

Shopping Del Paseo

shoppingdelpaseo.com.br

Shopping RioMar

www.riomarfortaleza.com.br

Shopping Via Sul

www.shoppingviasul.com.br

Shopping Aldeota

www.shoppingaldeota.com.br

Shopping Center Iguatemi

www.iguatemifortaleza.com.br

Noite

Aproveite tudo que a cidade oferece


Se o dia em Fortaleza é sempre quente, à noite a cidade ferve. Para quem curte forró, é na Praia de Iracema que fica o famoso Bar Pirata que, segundo a revista norte-americana Time, tem a segunda-feira mais animada do planeta.

Fortaleza também tem diversas opções para curtir uma noite mais calma ou mais romântica. Para saber mais, acesse nosso GUIA no menu acima e divirta-se na capital do Ceará.
Para comer e ao mesmo tempo curtir a agitação, às quintas-feiras a dica é a tradicional caranguejada, programa que atrai à Praia do Futuro turistas e cearenses. A cidade também oferece ótimas opções de restaurantes - desde os internacionais até aqueles de comidas típicas, como a tradicional peixada cearense.

Dia

Dicas para se divertir na capital do Ceará


Com uma temperatura média de 27º C, sol "365 dias por ano" e 30 km de litoral, não precisa pensar muito para entender que o melhor a fazer na cidade de Fortaleza é curtir a praia.

A Praia do Futuro, a menos de dez minutos do centro da cidade, é a mais extensa da capital e freqüentada sobretudo por banhistas. O local é repleto de barracas que oferecem bons serviços de apoio, cadeiras, boa música e, principalmente, bebidas bem geladas e petiscos deliciosos.
Acesse o canal GUIA, no menu acima, para obter mais informações sobre as barracas da praia do Futuro.

Além de conhecer os pontos turísticos, o artesanato e curtir a praia, outra ótima pedida é saborear a culinária local. A cidade oferece uma grande diversidade de restaurantes, desde a culinária internacional até os especializados em frutos do mar.

Apesar da brisa, faz sempre muito calor em Fortaleza. Se você estiver passeando pelo calçadão da Beira Mar, aproveite para se refrescar com os diversos sabores de frutas regionais e naturais da Sorveteria 50 Sabores (av. Beira Mar, 2892). No final da tarde, vá até a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, para conferir um belíssimo pôr do sol. Fazer um passeio de escuna pela orla de Fortaleza também é um passeio delicioso. As embarcações partem da praia do Mucuripe.

Mapa da mina

Telefones úteis para sua viagem

Aeroportos

Aeroporto Pinto Martins

Tel. tel. (85) 3392.1200

bit.ly/AeroportoPintoMartins

Rodoviária

Terminal Rodoviário João Tomé

Tel. tel. (85) 3230.1111

bit.ly/RodoviariaFortaleza

Bancos e casas de câmbio

Tel.

Visualize no mapa



Exibir mapa ampliado

Dicas do Turista

Ja foi neste lugar? Deixe aqui sua dica

1

Luan

fevereiro 26, 2012 às 16:07

Estive em fortaleza no mês de dezembro de 2011 e garanto a todos que é um lugar maravilhoso de uma beleza fenomenal e de uma cultura maravilhosa. vale muito a pena visitar.

2

Luciana

agosto 11, 2012 às 15:03

Pretendo viajar a fortaleza com meu esposo e filho e desejo saber qual melhor local para se hospedAr (se meirelles ou futuro).
Obrigada
Lucina

3

ruth

agosto 16, 2012 às 11:43

quando vier a Fortaleza,não deixe de visitar um dos pontos mais visitados,que é a Praia de Iracema.um dos pontos mais visitados por turistas de outros estados e até de outros países. esta aí a dica visite a praia de iracema! VOCÊ VAI ADORAR E CURTIR MUITO!!!

4

Daniele

setembro 30, 2012 às 02:20

Estou indo para fortaleza em novembro gostaria de gonhecer as praias vizinhas e não sei se fecho pacote de viagens, ou de onibus ou alugo um carro. qual é a melhor opção e tbm gostaria de saber quantas hrs leva para conhecer canoa quabrada e jericoacoara. por favor e tbm quais são as melhores opções de passeio para 7 dias !!! Obrigada

5

amelia jasmim

outubro 23, 2012 às 00:14

COMO É O TRANSPORTE EM FORTALEZA, E NECESSÁRIO ALUGAR CARRO?

6

Anderson costa

outubro 31, 2012 às 01:51

Estou indo p fortaleza em marco e gostaria de fazer Um city tur estou chegando dia 13 e vou ficar no hotel vila azul. mas gostaria de fazer um city tur no sábado

7

jucieudo moteiro

dezembro 1, 2012 às 02:19

oi sou da terrinha mais moro em manaus ha 11 anos to voltando a fotaleza no mes de março para rever minha familha se deus quiser.

8

jose maria brito lopes

março 31, 2013 às 02:57

Estou indo a fortaleza no mes de maio dia 2 e volto dia 6 gostaria de informacoes sobre as praias proximas e se e necessario ir de onibus ou fechar pacote . Vou ficar no hotel na praia de iracema.

9

Ana Amélia

maio 16, 2013 às 04:07

Olá…estou indo para fortaleza dia 07/06 á 12/06/2013.Quero conhecer canoa quebrada e jeri.gostaria de saber qual a melhor programaçao e preços.

obgda

10

maria aparecida

agosto 1, 2013 às 00:05

estou indo para fortaleza dia 04/08/2013 e gostaria de saber lugares barato e bom para se comer, e se divertir a noite

11

Regis Neres Campinas SP

setembro 17, 2013 às 18:52

Va mesmo a fortaleza lugares lindos praias maravilhosa e cidade do humor.tudo la gera uma gargalhada.tambem visite o juazeiro do norte, crato, e barbalha ea serra do araripe vc nao vai se arrempender.

12

LORENA

janeiro 21, 2014 às 22:19

Oi! Gostaria de saber como é o clima em maio em fortaleza e se os pacotes para as praias distantes tem um preço justo? grata

13

Elizete silva

abril 13, 2014 às 21:39

Fortaleza

Óh braço forte que me acalenta.Sinto teu forte poder de sedução.

Olho o mar verde que nos encanta

Terra soberana, tens a força do dragão.

Tens o sol com o grande baluarte.
De tuas ondas formam – se celeiros
Tens grandes homens ilustres.
Mas teus herois são os humildes jangadeiros.

Tua orla marítima me seduz.
Navios desdeslizam na passarela.
Onde pessoas fazem cooper e se aglomeram.
És quimera cidade luz

amo essa cidade
elizete silva

14

juliana

abril 22, 2014 às 02:00

Ola estarei em praia iracema.quanto os passeio e psivel fazer de onibus me ajudem.

15

rose

julho 10, 2014 às 02:19

IREI
A FORTALEZA NO FINAL DE 2014, GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE LUGARES ONDE IR

obrigada desde já

16

kleandro

julho 22, 2014 às 01:04

estou querendo visitar fortaleza no final do ano e gostaria que me ajudassem nos roteiros turísticos e na parte de hotelaria(preço justo).

17

elisângela

setembro 16, 2014 às 23:40

Estarei em fortaleza na primeira semana de dezembro, gostaria de saber mais do transporte público da cidade. Alugar carro é essencial? Ou dá pra ir aos lugares de ônibus, van? por favor, poderiam me fornecer essa informação?
Obrigada!

18

MARCELA

outubro 17, 2014 às 20:00

irei a fortaleza em fevereiro,e gostaria de saber qual a distancia do aeroporto ate a av.imperador alguém pode me ajuda com essa informação???
agradeço sua gentileza

19

Elizabeth

janeiro 24, 2015 às 12:37

VOU FICAR NO HOTEL BLUE TREE PREMIUM PODE ME INFORMAR A DISTANCIA PARA av beira Mar 4263e a ponte dos Ingleses.Grata

20

Jessica

julho 21, 2015 às 11:31

Boa tarde,

gostaria de informações sobre as vans que fazem os passeios para jericoacoara.

21

jaudecy costa da vitoria

fevereiro 21, 2016 às 19:50

estarei indo a fortaleza e vou visitar o ipark. Tem ônibus qu passa pela avenida beira mar ou que sai da rodoviária e vai até ao ipark? Me informa por favor, fico grato
ss
jaudecy

27 995300378

22

KIka

fevereiro 26, 2016 às 13:53

Gostaria de ir para Fortaleza agora na primeira quinzena de março de 2016.
GOSTARIA DE SABER SE CHOVE MUITO NESSE ÉPOCA?
Grata
Kika

23

Silvânia da Costa menezes

agosto 14, 2016 às 02:14

Agradeço a Deus ter conhecido Fortaleza, Cumbuco, Morro Branco, Canoa Quebrada e Jericoacoara em julho/2016.
Lugares fantásticos engrandecidos por nossos irmãos CEARENses mega acolhedores e simpáticos! Saudade grande!

24

Roberto Junior

novembro 2, 2016 às 16:46

Estive nesta terra maravilhosa em fevereiro de 2007, adorei as praias, a cidade, a população e tudo mais.
Recomendo a quem quiser visitar que o faça, visite as praias de Iracema que fica no centro da cidade, a praia do futuro, prainha, lagoinha,a do futuro, sem contar outras que estou esquecendo os nomes no momento, o artezanato é outra coisa sem comparação, tudo de bom, comida boa, e o povo é bem acolhedor, em breve estarei de volta.
e não esqueça, se for a a canoa quebrada tome uma bebida chamada cajuína, mas não exagere pois ela é docinha e dá um porre rapidinho kkkkkk.
um abraço a todos os que alí residem e aos bons amigos que fiz.

25

ANDREA souza

maio 25, 2017 às 16:04

Quando cheguei em FORTALEZA PARA PASSAR 4 DIAS EM JULHO 2016, FIQUEI SURPREENDIDA COM TANTA BELEZA, A CIDADE É LINDA, MUITAS OPÇÕES DE RESTAURANTES, PRIAS INCRÍVEIS, POVO ACOLHEDOR… VALE A PENA CONHECER.

26

José borges

maio 28, 2017 às 18:25

local perfeito para passar férias, pessoal muito acolhedor